A Ordem dos Engenheiros, por iniciativa do Conselho Diretivo da Região Madeira, encontra-se a organizar a conferência "Porto Santo 600 anos: Engenharia e Sustentabilidade”, que decorrerá entre os dias 14 e 16 de outubro, no Centro de Congressos do Porto Santo.
Esta conferência, inicialmente prevista para a Primavera de 2020 e adiada devido à pandemia, está enquadrada nas comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Trata-se de um conjunto de ações que tem por objetivo levar pela primeira vez a Ordem dos Engenheiros ao Porto Santo, visando promover uma reflexão, aberta ao público em geral, em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) naquele território, abordando as temáticas das Alterações Climáticas, Economia Circular, Eficiência Energética, Economia Azul e da Transição Digital.
Serão complementarmente promovidas conferências temáticas, visitas técnicas e exposições, para evidenciar o papel atual e futuro da Engenharia no desenvolvimento sustentável de um território tão relevante para a Região Autónoma da Madeira, como é o Porto Santo, caracterizado pela dupla insularidade e integrante de uma Região Ultraperiférica da União Europeia.
Em pleno Oceano Atlântico, com 11 km de comprimento e 6 km de largura, Porto Santo, foi a primeira ilha do arquipélago a ser descoberta, em 1418, pelos navegadores portugueses, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.
Em 2020, a Ilha de Porto Santo passou a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.